Nos períodos mais quentes aumenta a transpiração corporal e, consequentemente, o desejo de tomar um bom banho de mar ou piscina. A sensação de frescor é ótima, né? Porém, poucas mulheres sabem dos riscos à saúde de passar muitas horas com a roupa de praia molhada.
Ficar o dia inteiro com o biquíni molhado pode ser um facilitador de várias doenças, como candidíase, bactérias que causam coceira e até mesmo infecção urinária. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a saúde íntima durante o verão.
5 cuidados com a saúde íntima
Dê preferência a roupas leves
Passar longos períodos com calças ou shorts apertados ou justos demais tende a “abafar” a região, deixando-a úmida e com retenção de calor. Opte por peças como saias e vestidos, que ajudam a respiração da região íntima.
Prefira calcinhas de algodão
Elas permitem um correto arejamento da virilha. Dormir sem calcinhas também é uma dica valiosa.
Evite ficar com roupas molhadas
Após aquele banho de mar ou de piscina, não fique por muito tempo fora da água com o biquíni ou o maiô molhado. Deixe as peças secarem depois de entrar na água, ou então levar na bolsa um outro modelo ou uma calcinha de algodão para substituí-las.
Evite o uso de amaciantes e alvejantes nas calcinhas
Use somente sabão neutro, de coco ou antialergênicos. Para completar, utilize muita água para fazer o enxágue das peças.
Limpeza
Outra medida para evitar fungos e bactérias na região íntima é fazer a limpeza da maneira correta. Na hora do banho use, no máximo, um sabonete neutro para ajudar a tirar o excesso de sujeira.
Agora é só curtir o verão com alegria e saúde!
Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando meu blog e meu Instagram para ver mais conteúdos sobre saúde.