Muitas mulheres que desejam abandonar a pílula anticoncepcional ainda sentem receio de adotar o DIU (Dispositivo Intrauterino) devido às ideias disseminadas pelo saber popular. Se você é uma delas, confira tudo o que precisa saber sobre esse método contraceptivo!
- Os DIUs podem ser colocados em qualquer idade da vida reprodutiva da mulher, desde a adolescência até a menopausa.
- É mais eficaz do que pílula, adesivos, injeção ou até anel vaginal.
- Não interfere com a quantidade ou a qualidade de leite na amamentação.
- O DIU pode ser o primeiro método de contracepção para adolescentes.
- O DIU de cobre pode aumentar o fluxo e o DIU hormonal pode reduzir ou suspender a menstruação durante seu uso.
- Nenhum DIU aumenta o risco de trombose! Pode ser usado até por quem já teve trombose.
- Pode-se usar absorventes ou coletores internos normalmente.
- Pode malhar normalmente.
- Pode até melhorar a libido, ao contrário dos anticoncepcionais.
- Não alteram o peso. Em raríssimos casos, pode ocorrer inchaço com o DIU hormonal (Mirena).
DIU EM ADOLESCENTES
O Dispositivo intrauterino (DIU) pode ser utilizado a partir de 14 anos de idade, desde que a adolescente já tenha iniciado suas atividades sexuais. Hoje em dia, o DIU é considerado o contraceptivo de primeira linha para adolescentes, pois tem falha menor que as pílulas, reduzindo a taxa de gravidez indesejada. Trata-se de um excelente contraceptivo para o início da vida sexual, pois evita o problema do esquecimento tão comum em pílulas anticoncepcionais.
Mas atenção: o dispositivo só pode ser colocado após alguns exames que avaliam as condições da cavidade uterina. Também é importante fazer o acompanhamento ginecológico para evitar problemas durante a adaptação.
MITOS E VERDADES SOBRE O DIU
- DIU causa aborto
Na verdade, o DIU age impedindo a sobrevivência dos espermatozoides. Ou seja: não há possibilidade de fecundação e, consequentemente, de aborto.
- DIU prejudica a fertilidade
Mesmo utilizando o DIU por um período prolongado, a fertilidade da mulher não será afetada. Caso queira engravidar, basta retirar o dispositivo e aguardar dois meses para começar a tentar.
- A relação sexual dói com o DIU
O dispositivo intrauterino não fica no canal vaginal, por isso, não haverá qualquer dor, desconforto ou perda de prazer durante o ato sexual.
- DIU provoca câncer
Estudos revelam que não há qualquer relação entre o DIU e o surgimento de tumores. Provavelmente porque nenhum material utilizado na fabricação do dispositivo tem ação cancerígena.