Não se preocupe…
Você certamente não é a unica com estes sintomas incômodos: prurido vaginal, irritação, ressecamento vaginal, lubrificação ruim ou mesmo dor durante o ato sexual.
Estes são, na verdade, sintomas muito comuns em mulheres de diferentes idades e estão mais frequentemente relacionados a deficiência de estrógenos e atrofia vaginal.
Estes sintomas tendem a piorar com o tempo e podem aparecer com a queda do estrógeno, devido a menopausa, seja ela fisiológica ou induzida por medicamentos ou retirada dos ovários.
Tudo isso pode estar presente também no pós-parto.
Esses sintomas, somados a deficiência de Testosterona, podem comprometer a qualidade das relações, levando a pouco apetite sexual, falta de libido e prejuízo do orgasmo.
Mas, a boa noticia é que existe tratamento.
Trata-se de um procedimento realizado em consultório, que estimula o trofismo vaginal, pelo aumento da síntese de colágeno e elastina. Ele aumenta a formação de novos vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação e a oferta de nutrientes no local, promovendo a recuperação do epitélio, resgatando sua espessura, lubrificação e sensibilidade.
O tratamento é indolor, não necessita de anestesia e apresenta pouco ou nenhum desconforto.
1- Menopausa
Todas as mulheres na menopausa experimentam um quadro chamado de síndrome gênito-urinaria atrófica, que ocorre devido a falta de estimulo estrogênico, nessa fase. É comum haver desconforto nas relações, devido ao ressecamento e a perda da elasticidade vaginal, alem de maior predisposição a infecções de urina de repetição, vaginites e incontinência urinária.
O Laser de CO2 tem o poder de reverter esses sintomas, característicos dessa fase.
2- Pós- Parto
Algumas mulheres experimentam problemas no pós parto como dor as relações, devido a atrofia genital da lactação ou em consequência de traumas perineais durante o parto. Isso pode gerar problemas físicos e psicológicos, repercutindo negativamente, a longo prazo, na vida sexual do casal. O Laser de CO2 ajuda a regeneração dos tecidos, nesses casos.
3- Incontinência Urinária
Tanto a Incontinência Urinária que afeta a mulher no pós-parto ou na menopausa, se for devida a frouxidão dos tecidos ou atrofia das mucosas, por deficiência hormonal, pode ser resolvida com o uso do Laser de CO2.
4- “Frouxidão” vaginal
O relaxamento da vagina e do introito vaginal pode ocorrer em consequência do parto normal ou ser parte de um processo natural do envelhecimento.
Esse relaxamento pode ter impacto negativo na função sexual.
O Laser de CO2 nesses casos, age diretamente na parede da vagina, apertando, remodelando e tonificando-a, por estimular a síntese de colágeno.
5- Ninfoplastia
As candidatadas a Ninfoplastia podem ser extremamente beneficiadas com o Laser de CO2, que permite corrigir assimetrias, reduzir os pequenos e grandes lábios proeminentes e corrigir flacidez, sem a necessidade de cortes ou internações.
Além disso o Laser de CO2 permite o clareamento da pele.
6- Pós-Câncer
Pacientes submetidas a radioterapia na pelve e que apresentam atrofia actínica, em função do tratamento ou que foram submetidas a tratamento de Câncer de mama e estão em uso de medicamentos anti-estrogênicos (como tamoxifeno, etc), podem ser extremamente beneficiadas com o tratamento.
7- Menopausadas que não podem usar hormônios – Pacientes com histórico de Trombose, que não podem fazer reposição hormonal, são ótimas candidatas a esse tratamento.
Antes do tratamento:
Após o tratamento:
Para o resultado completo são indicadas 3 sessões, com intervalo de 30 dias.
Nos casos pós Radioterapia pode ser necessário fazer 6 a 8 sessões, dependendo do caso.
A validade do tratamento é de 12 a 18 meses.
Podendo ser repetido após esse prazo.
Dra. Nicole Araújo
CRM 32518/MG
(31) 9883 0983
(31) 3286 0983
CRM 21430/DF
(61) 98268 9565
(61) 3363 2871